O 13

«Talvez porque nascida numa sexta-feira dia 13, costumava interrogar-me se tal não teria interferido em meu pai perder o emprego. Infantis essas minhas congeminações e esses medos. A adolescência. Era a adolescência. Idade parece que procípia a nos supormos a mais no mundo. Um "a mais", quanto a mim, o mesmo que "mal-grado meu".
Ana falava de como o marido chegara cedo, naquela manhã, e com um ar abatido, se deixara cair no cadeirão do quarto e escondera a cara nas mãos: "Despedi-me... Estou desempregado.»
Era uma empresa bancária particular que recebia dinheiro em depósito e fazia empréstimos. Empresa pequena. Além de meu pai, o contabilista, um manga-de-alpaca tc-tc à máquina, e o chefe sujeitinho tão rude como refalsado. O pai propusera aumento de salário, trabalhava duro e ganhava uma ninharia, impossível continuar em semelhantes condições. O patrão, no entanto, a desconversar, a trocar-lhe as voltas, cínico, como se não se tratasse de assunto sério. Discutiram em seguida, conquanto que em vão. Desesperado, por fim, o guarda livros, largando a pasta no tampo da secretária e envergando o casacão, saiu porta fora.
Na poltrona aos pés da cama da mulher, arquejava, José. Errara, quando Deus quer... Devia ter considerado, pensado melhor, não se precipitar. Que afinal a família a crescer - e ainda bem, adorava crianças -, a crescer a família e os encargos, e ele, desgraça das desgraças, desempregado! Levantava-se. Tornava a sentar-se. Andava de um lado para o outro, pálido, perturbado. Ana a tranquilizá-lo. "Ora, tu tens carteira profissional." E conhecedor do ofício como poucos, e conceituado em toda a cidade, colocações não haviam de lhe escassear. Pegando-lhe na mão, afagava-o, a companheira. A mão muito branca, com anel de cachucho: um brilhante que, esfregado em flanela de lã, secava, o mesmo que dizer sarava um terçol num olho.
Chamando depois a empregada, a parturiente pediu-lhe que fizesse um chá. Chá de macela. Macela-de-S.-João, quinze flores para dois quartilhos de água a ferver e cinco minutos a abrir à cor. Tomaram então os dois a tisana por entre um total silêncio. Com o abalo, para mais após o parto, Ana começava a sentir-se indisposta, latejavam-lhe as fontes, sobreveio-lhe febre ao entardecer.
Eu tinha vindo ao mundo na véspera, 13 de Janeiro.
O tio, que na ocasião se encontrava em Lisboa, a falta que Luiz ali não fazia. Cunhados muito unidos, muito bem dados, esses. Fosse qual fosse o problema, o aperto, nenhum deles dispensando o parecer do outro.
(...)
Tempo em que as superstições, o que eram as superstições senão o pressentimento do que havia de vir e o sobreaviso? Nesse tempo e ainda hoje. Intervenção, aí, dos astros, dos elementos, da própria Natureza. Quando não da hora em que se nasce, do local onde se vive, da casa que se habita: o lado para o qual abre a porta da rua, as sombras, os ecos, as memórias da casa.»  


[Maria Ondina Braga, «Vidas Vencidas», Caminho, p.71-72 e 74]

Maria Ondina Braga nasceu no dia 13 de Janeiro, há setenta e oito anos, em Braga. Ao Ernane C.,  que teve a gentileza de chamar a minha atenção para este facto, aquele abraço!

7 comentários:

  1. QUE SE PODE DIZER DE UM TEXTO TÃO REAL NOS SEUS DETALHES? NADA A NAÕ SER QUE É MUITISSIMO BOM E QUE EMBORA JÁ TENHA LIDO ALGUMA COISA DE MARIA ONDINA DE CARVALHO, ESTOU ATRAVÉS DE SI A CONHECER MELHOR A SUA ESCRITA.
    UM ABRAÇO,
    MANUELA

    ResponderEliminar
  2. Braga, Maria Ondina Braga :-)

    Obrigado, Manuela. Fico feliz!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. adoro textos assim, onde os detalhes enchem tudo. abraços!

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso de conhecer este blogue, de tal modo que me tornei seguidor no link para o efeito com os meus dois blogues, gostaria que fizessem o mesmo com o meu em:
    http://centroparoquialgondar.blogspot.com/
    e em:
    http://conversacomricardopinto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Certamente terá reparado que a ideia na origem desta «Casa» é ter um sítio sossegado onde se vem ler um livro, ouvir uma música, olhar uma imagem. Parece-me que o objectivo dos seus blogs será um pouco diferente. Apesar disso, e porque não quero deixar de corresponder à sua simpática iniciativa, já «linkei» o seu blog que me pareceu mais próximo deste. Espero que compreenda as minhas razões.
    Grato pela visita e pelo comentário. Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, chegou fim de semana!!

    Por isso lhe desejo que vc fique com os seus, e aproveite totalmente estes 2 dias de folga.

    bjssss

    ResponderEliminar