O artista brinca sempre

«Gostava sim - porque não havia de gostar? era um luxo, um prazer do espírito - de fazer novelas. De tratar figuras e cenários, de falar pelos outros, escrupulosamente; de seguir pistas sentimentais.
Mas não tenho de as fazer!
A qualidade de desenvoltura artística não preenche os espaços, todos os espaços, de uma composição literária.
Histórias, saber contar histórias (mesmo nestas horas chatas e banais, vazias, do tempo individual) deve ser agradável. E ver depois que se contaram bem, muitíssimo agradável!
M. contou histórias novas. Sem bizararia. O seu mérito foi esse. Achou histórias para contar, e deu-lhes alma. Caiu aqui, levantou-se ali... mas carregou-as, insuflou-as de ardência, de espectáculo e de modéstica, de personalismo afectivo.
I. achou (foi lúcida) que era uma portuguesa. E que os portugueses são todos assim, mas porquê? desenganados, quase cépticos, deplorativos.
Sim, há excessivo subjectivismo, excesso de intromissão pessoal na narrativa dos portugueses. Põem-se demasiado ao espelho nas suas obras. Hábito? Moda fatalmente transmitida? Comodidade? Restrição de estilo?
Mas M. contou, soube contar coisas de grande afinidade, todas sujeitas a um nexo. Coisas de um lado, de uma janela da sua visão. E bateu-as, encheu-as dos seus sentimentos.
A vida, vista, presenciada, é plana, insinuosa, sem vulto. M. deu-lhe vulto; pela anedota? Sim, mas também pelo seu comentário e o fervor com que apresenta a anedota.
M. mostrou-nos a sociedade que conhece, mas com que não lida, com que se não comprometeu. Porque M. tem no seu livro muitos dos seus sentimentos e ressentimentos, mas não as suas atitudes, o seu espírito mundano, convivente, nem o seu 'savoir-faire'.
Esta é a grande dificuldade ou cautela do artista: dar-se, comprometendo-se. Deseja e foge a comprometer-se. O artista brinca sempre. Consciente e inconsciente. Defende-se dos outros, seus próximos. Dos outros e do seu próprio constrangedor, pesante, imediato ambiente.»

[Irene Lisboa, «Solidão II», Editorial Presença, 1999, p.92-93]

4 comentários:

  1. Considero Irene Lisboa uma personagem notável na Literatura Portuguesa,infelizmente esquecida ou,talvez, mal-amada. Não era exuberante como a Natália Correia...
    E tem poesia - pouco conhecida,aliás - de intensa pulsão sensorial, mas expressa de forma contida e muito sábia.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não cheguei à poesia, mas já comprei o livro e não deixarei de ir até lá. Preciso, apenas, de um bocadinho mais de tempo. Aliás, tenho de confessar que foi uma escrita que levei tempo a «agarrar», mas assim que consegui, tem sido puro prazer!
    É, de facto, uma personagem notável, muito esquecida, o que é uma enorme injustiça.

    Obrigado eu, pela sua visita. É um prazer.

    ResponderEliminar
  3. Irene Lisboa tem sido um pouco a «parente pobre» da literatura portuguesa, a par de muitos outros autores.
    Felizmente, a câmara de Arruda dos Vinhos tem vindo a fomentar a sua divulgação através de concursos literários com o seu nome (já vai no 2º) e outros eventos.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, o esforço da Câmara é muito meritório, mas parece-me que a Irene Lisboa merece mais, precisamente porque é uma figura maior da língua portuguesa.

    ResponderEliminar