Dizível e Indizível


«A crença num mundo exterior independente do sujeito perceptivo é a base de toda a ciência natural. Visto, no entanto, que a percepção sensorial só nos dá informação acerca desse mundo exterior ou «realidade física» de forma indirecta, só podemos apreender este último por meios especulativos. Daqui resulta que as nossas noções de realidade física nunca podem ser definitivas. Devemos estar sempre prontos para alterar essas noções - que é o mesmo que dizer, a base axiomática da física - para fazer justiça a factos percepcionados da maneira logicamente mais perfeita».  
Albert Einstein

«Embora o Tathagata, no seu ensinamento, recorra constantemente a concepções e ideias sobre elas, os discípulos não devem perder de vista o carácter irreal de todas essas concepções e ideias. Devem ter presente que o Tathagata, ao servir-se delas para explicar o Dharma, usa-as à semelhança de uma jangada utilizada para atravessar um rio. Como a jangada deixa de ter utilidade depois de atravessado o rio, deve ser descartada. Da mesma forma, estas concepções arbitrárias das coisas e acerca das coisas devem ser totalmente abandonadas à medida que o indivíduo atinge a iluminação.»
Buda

[Thomas J. Macfarlane, «Einstein e Buda - Palavras Comuns», Estrela Polar, p.86]

6 comentários:

  1. São muito interessantes, quer um, quer o outro texto.

    ResponderEliminar
  2. Não deixe de clicar no link relativo à imagem da Nasa, que é uma construção a partir de dados recolhidos por via de infravermelhos. A cosmologia sempre me fascinou...

    ResponderEliminar
  3. Ainda uma nota, sobre a afirmação de Einstein «(...) fazer justiça a factos percepcionados da maneira logicamente mais perfeita.»:
    Platão escreveria (escreveu?) o mesmo, não é?

    ResponderEliminar
  4. Uma maravilha!
    E ainda bem que me avisou para clicar...até porque, em informática e tecnologia, eu sou um podão,e só me "converti" muito recentemente.
    Concordo consigo em relação à clara afirmação de Einstein.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Fascinam-me as ciências mas a Física é uma linguagem estranha para mim. É interessante ter associado estes dois textos.
    O budismo atrai-me mas não o entendo, Platão é um dos meus filósofos predilectos, talvez o maior não me admira que ele tenha tido admiração pelo Oriente e as suas ideias.
    Não sei o que é logicamente o mais perfeito.

    ResponderEliminar
  6. O mérito da associação não é meu, Cara Ana, mas do Thomas J. Macfarlane, o autor da compilação, que é mesmo muito interessante (um «achado» meu nos saldos da Fnac). E não deixe de espreitar o site da NASA, para ver as imagens fantásticas que aí estão. Basta clicar no link por baixo da imagem e a partir daí, ir navegando :-)

    ResponderEliminar