Deus e os diabos

Hieronymus Bosch

5 comentários:

  1. Magnífico post o seu, "c. a.", com a sábia ajuda da BBC.Depois, Bosch ilustra à saciedade
    um tema "cultural" que me é querido: o direito ao contraditório que,em Espanha, nos pode levar até Buñuel...E aquele "cheirinho" do Concerto de Aranjuez...O melhor é ficar por aqui. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Delicioso...delicioso...delicioso!
    Sou amante de Bosch e de Brueghel. Bosch foi quem conheci primeiro e sempre me fascinou. Não posso fazer o paralelismo com o surrealismo porque me matariam mas julgo que é por isso que gosto tanto deles.
    Conheço bem a música que acompanhava a cidade de Londres mas não consigo identificá-la. O Concerto de Aranjuez faz parte das minhas audições.
    Excelente documentário, bem à maneira do melhor da BBC.
    Obrigada por esta dlícia e veja esta imagem, sempre achei que o Tin man do Feiticeiro de Oz, tinha alguma coisa a ver com isto bem como este livro.

    ResponderEliminar
  3. Para Ana, em "c(asa)a(lheia)",:belíssima associação, essa, com "O Feiticeiro de Oz"!

    ResponderEliminar
  4. Em "c(asa) a(lheia)", obrigada APS.

    ResponderEliminar
  5. Caros APS e Ana, a «casa» é minha, a «casa» é vossa, a «casa» é nossa! :-)

    Julgo que o direito ao contraditório será, talvez, a contribuição mais relevante do pensamento ocidental para a civilização humana. No meu caso é estruturante da maneira de ser, condiciona profundamente a forma como apreendo a realidade e é assim desde que me lembro de existir.

    Foi o post de «Jad», no «Prosimetron» que me lembrou a ligação entre a pintura de Bosh e a de Brueguel, e quando estava a escolher os quadros que pudessem ilustrar essa relação, descobri este belíssimo documentário da BBC. Então resolvi guardar o quadro do Brueguel para outra ocasião e ficou assim. Ainda bem que gostaram!

    ResponderEliminar