Segredos de alma

A gente nipónica é inteligente, alegre, volúvel, dissipadora; profundamente sensível às belezas naturais; pouco inventiva, mas dotada de admiráveis aptidões para adoptar os progressos estranhos, de indústria, de arte, de ciência, elevando-os a um alto grau de originalidade, à força de transformá-los. E pouco mais se respiga do enigma moral deste povo, em que é justo supor-se, pelo absoluto recolhimento em que se formou e em que viveu, segredos de alma insondáveis.

Wenceslau de Moraes, Traços do Extremo Oriente, Círculo de Leitores, p. 135


7 comentários:

  1. O acaso e um propósito levaram-me até à cultura japonesa no meu blogue, também transcrevi um trecho de Wenceslau de Moraes, em nada idêntico.
    A dignidade daquele povo e a sua cultura ancestral, apesar de ocidentalizada, sobretudo após a 2ª Guerra Mundial, revelam que ela ainda está interiorizada e vem ao de cima numa altura tão trágica e triste.
    Por aqui também anda a beleza!
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do Wenceslau de Morais. Não me lembrava de ele referir que os japoneses eram nesse tempo gente «pouco inventiva, mas dotada de admiráveis aptidões para adoptar os progressos estranhos». Hoje parecem aliar o carácter inventivo às restantes aptidões referidas por W. de M.

    ResponderEliminar
  3. E quem parece ter hoje «admiráveis aptidões para adoptar os progressos estranhos, de indústria, de arte, de ciência, elevando-os a um alto grau de originalidade, à força de transformá-los» são os chineses.

    ResponderEliminar
  4. Tem razão,Ana, o texto que transcreveu tem outra natureza e finalidde, mas não me parece que exista contradição entre eles: os chineses inventaram o chá mas foram os japoneses quem transformou a sua preparação numa requintada arte. Obrigada e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Desta vez não sei se estou de acordo consigo, MR. Os chineses são excelentes na cópia, mas não me parece que tenham essa extraordinária capacidade de «fazer seu» o que é alheio, a ponto de o tornar «coisa sua», genuinamente japonesa. Vou «postar» a seguir uma ilustração musical desta minha ideia. Espero que goste :-)

    ResponderEliminar
  6. Acho que tem razão, c.a.: eles são melhores na contrafacção. :) No futuro, veremos. :)

    ResponderEliminar