Minha mãe

Minha mãe zangava-se muito. Entrava em casa quando vinha de fora, da quinta ou da sapataria, e a casa cobria-se de culpas, toda gente era incluída.
Não sei que humor devastador a tomava. Ou sei, agora que sinto o mesmo, uma espécie de desabrido desgosto de retomar um reino que se herdou e não o queríamos. Estou a parecer-me com a minha mãe, finalmente encontramo-nos depois de tantos anos de frieza meio arrependida. Eu acusava-a de ser tão adaptada e falar por provérbios que permitem alguma segurança de opinião. Eu fazia os meus provérbios, era sempre irascível na maneira de proibir qualquer adulação. Cuidado em ter amor por mim! O amor parecia-me enfadonho quando oferecido; tinha de ser difícil e não carinhoso e leviano. "Amor de menino é como água em cestinho" - o mundo parecia-me povoado de crianças, dessas que morrem cedo e têm no peito um vazio.

Agustina Bessa-Luís, O livro de Agustina Bessa-Luís, Guerra e Paz,p. 80-81

3 comentários:

  1. c.a.
    Não sei que hei-de dizer deste texto. Li-o há pouco tempo, quando li este livro de Agustina. Foi um livro que me fez remexer nas memórias, também, como parece ser o caso.
    O reencontro tardio é sempre um reencontro, não vale a pena lamuriarmo-nos do que se perdeu há que preservar o que hoje se encontrou.
    "Cuidado em ter amor por mim!", é uma frase de uma profundidade que dói como só a Agustina sabe muito bem empregar.

    ResponderEliminar
  2. Deixa marcas, este texto. Bom fim de semana c.a.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, Analima. Obrigada, um bom fim de semana para si também.

    ResponderEliminar