A matéria primordial



«Dá-me a tua mão:
Vou te contar como entrei no inexpressivo que sempre foi a minha busca cega e secreta. De como entrei naquilo que existe entre o número um e o número dois, de como vi a linha de mistério e fogo, e que é linha sub-reptícia. Entre duas notas de música existe uma nota, entre dois factos existe um facto, entre dois grãos de areia, por mais juntos que estejam existe um intervalo de espaço, existe um sentir que é entre o sentir - nos interstícios da matéria primordial está a linha de mistério e fogo que é a respiração do mundo, e a respiração contínua do mundo e aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio
[Clarice Lispector, «A Paixão Segundo G.H.», Relógio d'Água, p.79]

9 comentários:

  1. Dos poucos autores de língua portuguesa do Brasil (não mais que meia dúzia) que me prendem, está Clarice Lispector: pela forma depurada da língua,pelas magistrais imagens intimistas, pela delicadeza com que casa os vocábulos, pela dança silenciosa de todos os sentidos. E a imagem deste post, magnífica imagem, é essa dança genesíaca.

    Um post estupedo.
    Beijinhos
    TSC

    ResponderEliminar
  2. A escrita da Clarice não é fácil e este livro - «A Paixão Segundo G.H.» - menos ainda. Há contos dela que consigo ler numa só vez, mas apenas os contos. Os livros nem pensar. Tem de ser devagar, identificando os fragmentos. Comprei tudo o que encontrei dela e agora estou a ler os livros todos ao mesmo tempo, como se fizesse um puzzle. Percorro-os e, mentalmente, vou «fotografando» os fragmentos. Quando chegar ao fim, terei a imagem do todo, mas só então.
    No fundo, uso o método que os astrónomos aplicam quando tentam decifrar o Universo e também por isso me pareceu adequada a associação. A escrita dela tem este efeito em mim, abre-me a cabeça até ao infinito. Curioso, não é?

    Fico feliz por saber que gostou. Obrigado :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tentei ler este texto em voz alta e com sotaque, mas depressa me apercebi de que não sou Maria Bethânia, ela sim fá-lo-ia magistralmente. É muito belo.
    Obrigada por me dar a conhecer autores que desconheço.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. O seu comentário fez-me lembrar um post que, em Janeiro deste ano, encontrei no blog que o José António Barreiros dedicou à Clarice Lispector. Foi, aliás, através deste blog que descobri a Autora.
    O post é este: http://haialispector.blogspot.com/2009/01/tentao.html
    Não deixe de clicar com o rato em cima das aspas, no final do texto, e terá uma agradável surpresa :-)

    Obrigado pelo seu comentário. É um prazer partilhar com os outros aquilo que, também para nós, é um prazer.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Errata:

    Escrevi aspas mas refiro-me às reticências, no final da frase. As minhas desculpas.

    ResponderEliminar
  6. Segui a sua sugestão e fui ver de imediato, mas só hoje posso dar-lhe conta. Gostei muito. Depois fui ver outros blogues de José António Barreiros (ele tem tantos!) e os 4 ou 5 que abri têm textos de Abril ou Maio. Não sei se desistiu deles ou se criou algum novo numa outra linha.
    Muito obrigada pela atenção.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Agora está aqui:
    http://antoniorebelodasilva.blogspot.com/

    A razão para isso ter acontecido está explicada aqui:
    http://antoniorebelodasilva.blogspot.com/2009/08/o-criador-e-criatura.html

    Obrigado por me dizer que gostou. Fico feliz.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Seguindo os sites que indicou, fico agora com uma ideia mais concreta do que pensa da autora. Deu-me prazer ler estes comentários.

    Achei graça ao método que seguiu para conhecer a escritora "o método que os astrónomos aplicam quando tentam decifrar o Universo".

    Obrigada, agora vou folheá-la.

    ResponderEliminar
  9. Ainda que às vezes possa não ser evidente, a verdade é que gosto muito de conversar e por isso responder aos comentários é sempre um prazer. Grato pela sua visita e pelos seus comentários. P.f. apareça sempre! :-)

    ResponderEliminar