Serventês moral

Vej' eu as gentes andar revolvendo
e mudando aginh' os corações
do que põen antre si as nações;
e já m' eu aquesto vou aprendendo
e ora cedo mais aprenderei:
a quen poser preito, mentir-lho-ei,
e assi irei melhor guarecendo.


Ca vej' eu ir melhor ao mentireiro
qu' ao que diz verdade ao seu amigo;
e por aquesto o jur'  e o digo,
que já mais nunca seja verdadeiro,
mais mentirei e firmarei log'al:
a quen quero [i] ben, querrei-lhe mal,
e assi guarrei como cavaleiro.


Pois que meu prez nem mia onra non crece,
porque me quigi teer à verdade,
vede-lo que farei, par car[i]dade,
pois que vej' o o que m'  assi acaece,
mentirei ao amigo e ao senhor,
e poiará meu prez e meu valor
com mentira, pois con verdade dece.

PERO MAFALDO
(CA 435; CNB 316)

aginh': aginha, asinha, depressa.
nações: grupos sociais.
aquesto: isto.
poser preito: fizer juramento.
guarecendo: prosperando.
mentireiro: mentiroso.
firmarei: afirmarei.


[ Poesia e Prosa medievais, selecção, introdução e notas por Maria Ema Tarracha Ferreira, Editora Ulisseia, p.101-102]

Sem comentários:

Enviar um comentário