In between -1

(...) I've always wondered how Buddhism perceives viruses. They're said to be in between animate and inanimate. I'd die in a flash if I were to reborn as a virus though. Ryuichi Sakamoto


A verdade está em Vargas Llosa

Ian Berry, Perú, 1989, Copyright Ian Berry/Magnum Photos

Hotel Bolivar, Lima, 17 de Julho [de 1975]

Logo à saída do aeroporto, nos muros e paredes sujas de inscrições várias, lê-se «Kissinger, go home» e outros desabafos de igual eloquência.
A realidade das coisas igual à sua própria caricatura. Táxis, a cair de podres, sem suspensão e sem buzina, são os velhos 'Plymouth', 'Chrysler', 'De Sotto', dos anos Cinquenta em Portugal.
Cá fora, nas imediações do hotel, postados a uma esquina, dois gigantescos tanques com uma malta patibular lá em cima, de metralhadora em riste. (Houve aqui recentemente uma greve da polícia que pôs durante umas horas a cidade a saque! Daí a intervenção da tropa.)
Os economistas ensinam que o dinheiro atrai o dinheiro, e a pobreza a pobreza - regra confirmada. A miséria e O Museu do Ouro. Cada Terceiro Mundo é um mundo à parte.
Pelo passeio fora, em folhetos espalhados pelo chão, um pobre diabo vende 'As obras de Kalinine', 'A instrução pública na URSS' e 'A História das Revoluções'.
O que é ser peruano?
A definição não se encontrará certamente nas estatísticas, nos compêndios de História ou nos relatórios dos sociólogos - está nos romances. A verdade está em Vargas Llosa.

Marcello Duarte Mathias, Os dias e os anos - Diário 1970-1993, No Devagar Depressa dos Tempos - Vol II, D. Quixote, p.102