28/08/09

Meninas à janela

Poema de M. G. Llansol (estâncias de O Começo de um Livro é Precioso)

4 comentários:

  1. Este poema é uma pérola. E eu não o conhecia.
    Obrigada
    TSC

    ResponderEliminar
  2. Eu também não o conhecia. Encontrei-o ontem.
    De poesia conheço muito muito pouco, só mesmo o «obrigatório».
    Obrigado digo eu :-)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Já que ninguém nos lê, confesso-lhe: não vivo sem a poesia: se estou uma semana sem andar no interior daquelas palavras, fico bloqueada na escrita. Neste momento tenho 7 romances para analisar,um livro de contos e, tinha de ser, incluí dois de poesia(o "Pneuma" de Patraquim e "O Amante Japonês" de Armando da Silva Carvalho). Além de ter na mesa, em poesia, o "Trabalhar cansa" de Cesare Pavese e vários livros de José Agostinho Baptista sobre quem quero fazer um texto.
    Ah...e como estou à espera do lançamento do "Blackpot", pela Assírio, o original de Dinis Machado que há um ano anda a agitar as águas, estou a reler o "Reduto Quase Final" reeditado há pouco pela Quetzal, pois tenho escrito sobre todos os recentes relançamentos Dennis Mcshade, mas isso já sabe :-)

    E amanhã vou à Assírio....

    Pois.

    ResponderEliminar
  4. A poesia para mim é como a ópera: ou amo ou odeio, não tem meio termo. Por isso as minhas leituras são erráticas. Se não consigo sentir «o duende» [F.G. Lorca] não me prende.
    A minha relação com a prosa é mais fácil, ainda que tenha evoluído, como tudo na vida. Há uns anos talvez não conseguisse ler o Ruben A. ou a Clarice Lispector. Ou até a Irene Lisboa, que no início «arranha» um pouco no «ouvido», como as músicas do Stravinsky, que é preciso ouvir bem para conseguir perceber que são melódicas.

    Se gosta assim de poesia estou certo que vai gostar do Ruben A. [a Assírio, pois... :-) ]

    Há pouco estive a passar os olhos pelos seus posts sobre poesia [para este efeito as «etiquetas» dão muito jeito]. É minha intenção voltar a eles com mais vagar. O facto de citar os textos comentados ajuda, e é uma das razões porque gosto muito de lê-la. Obrigado por mais estas dicas e, acima de tudo, pela presença amiga.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Tudo flui

«Para quem entrar no mesmo rio, outras são as águas que correm por ele.» (frg.12 Diels-Kranz) Heraclito , "Hélade - Antologia da Cultur...