O princípio

Vejo uma objecção a qualquer esforço para melhorar a condição humana: é que os homens são talvez indigno dele. Mas repilo-a sem dificuldades: enquanto o sonho de Calígula se mantiver irrealizável e todo o género humano se não reduzir a uma única cabeça oferecida ao cutelo, teremos que o tolerar, conter e utilizar para os nossos fins; sem dúvida que o nosso interesse será servi-lo. O meu processo baseava-se numa série de observações feitas desde há muito em mim próprio: toda a explicação lúcida me convenceu sempre, toda a delicadeza me conquistou, toda a felicidade me tornou moderado. E nunca prestei grande atenção às pessoas bem intencionadas que dizem que a felicidade excita, que a liberdade enfraquece e que a humanidade corrompe aqueles sobre quem é exercida. Pode ser: mas, no estado habitual do mundo, é como recusar a alimentação necessária a um homem emagrecido com receio de que alguns anos depois ele possa sofrer de superabundância. Quando se tiver diminuido o mais possível as servidões inúteis, evitado as desgraças desnecessárias, continuará sempre, para manter vivas as virtudes heróicas do homem, a longa série de verdadeiros males, a morte, a velhice, as doenças incuráveis, o amor não correspondido, a amizade recusada ou traída, a mediocridade de uma vida menos vasta que os nossos projectos e mais enevoada que os nossos sonhos: todas as infelicidades causadas pela divina natureza das coisas.

Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano, trad. de Maria Lamas, Editora Ulisseia, p.98-99 







11 comentários:

  1. Saúde-se o regresso, em que Yourcenar é uma constância de fidelidade.
    Bom 2014!

    ResponderEliminar
  2. É como disse o Unamuno. No meu caso apenas não sei bem se é mais preguiça ou inquetação... :-)

    ResponderEliminar
  3. Há muito tempo que eu não vinha aqui.
    BOM ANO!

    Gostei desta junção. Este Dido e Eneias é um dos mais belos espetáculos que vi, no CCB, há uns anos. Não sei se esta companhia (austríaca?) ainda existe.

    ResponderEliminar
  4. Saudades de a ler, MR, mas a culpa é toda minha. BOM ANO!

    Não sei, também. Comprei o DVD há umas semanas. É, de facto, um belíssimo espectáculo.

    ResponderEliminar
  5. A ética da servidão humana é a maior causa de todos os desastres...

    ResponderEliminar
  6. belo e assaz pertinente a Yourcenar num tempo de desconfiança da humanidade.

    ResponderEliminar
  7. Espero que volte. Gosto tanto desta casa.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Júlia. Não tenho tido oportunidade de o fazer, mas vou tentar :-)

    ResponderEliminar
  9. Bom ano de 2015.
    Espero que uma vez por outra partilhe o seu bom gosto.
    Boa noite.:))

    ResponderEliminar
  10. GREAT TESTIMONY HOW I GOT MY LOAN I have a very important message to share with everyone that is in need of a loan from a genuine lender. I'm happy to share this note with everyone after what myself and my wife went through in the hands of some pathetic hoodlums claiming to offer some sort of loans. It's very difficult to get a genuine lender and thanks to Best Loan lender who helped me with the loan, Contact them if you are in need of a loan and come back to thank me later. I promise you they will not disappoint you. contact Email:- (cf-loans@outlook.com Telegram / whatsapp +393510140339) Thanks.
    Nazgul William.....

    ResponderEliminar